sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

VIII CONGRESSO NACIONAL DA JPS - DOCUMENTO POLÍTICO

Este Documento Político é fruto de debate exaustivo ocorrido durante o VIII Congresso Nacional da JPS, o documento teve como base nas teses apresentadas pela JPS de Santa Catarina, e pela JPS Paraná, tendo como sistematizador o Coordenador Regional Manoel Almeida.




Uma nova Juventude, para um novo Partido
  
As transformações sociais, políticas e as reformas estruturantes citadas no documento base deste XVII Congresso Nacional do PPS, são imprescindíveis ao Brasil, entretanto, qualquer que seja o tipo de mudança, ela deverá ter início em nossas próprias estruturas, na retomada da formação da militância e produção de lideranças, para que o PPS não fique refém das estrelas eleitorais de ocasião ou fórmulas mirabolantes de tecnocratas partidários.
Cabe a crítica aos jovens filiados ao PPS, pois enquanto estes não começarem a debruçar-se num projeto de organização e conquista de espaços no poder dentro das estruturas do Partido, aliado a participação muito mais profunda nos debates internos e encaminhamentos de proposições, das quais revestem o processo de construção democrática de nosso Partido; Enquanto focarem apenas em debates menores, espaços em estruturas hierárquicas, a exemplo do que se vê na falência partidária e que não acresce em nada para um trabalho de organização e avanço partidário, a mudança e a reconstrução da militância com a formação de grandes lideranças e a conquista das massas, não virá.  
Precisamos de transparência  e uso racional dos recursos, respeito e defesa das bandeiras da Juventude, qualificando seu trabalho, o qual deverá ser focado na construção de propostas que avancem nas conquistas dos jovens brasileiros. Que a JPS se aproxime de movimentos sociais e organizações da sociedade civil, não sendo pautada ou a reboque, e sim, promovendo a pauta e o desenvolvimento de novas perspectivas políticas, defendendo o resgate da independência dos Movimentos Sociais, e o fim da partidarização do Estado.

Um novo movimento nacional

Que seja rechaçado este modelo falido de pseudo-movimento estudantil, o qual aparelha e partidariza as entidades, as transforma em meras fabriquetas de carteirinhas e desvirtua seu papel histórico na luta por um país melhor.
A JPS deve atuar neste campo, em caráter  modificativo e revolucionário, abrindo de forma ampla, radical e irrestrita a participação democrática nestas estruturas, o acompanhamento sério e rigoroso em seus gastos, com envolvimento do Tribunal de Contas e Ministério Público, e acima de tudo, a permanente vigilância para que as entidades não continuem sendo utilizadas como prolongamentos partidários.
 Vivemos um novo momento quanto à instancias estudantis, é preciso consolidar o direito e colaborarmos efetivamente para que haja respeito aos estudantes na modalidade de Ensino a Distancia – EAD, e aos milhares de brasileiras e brasileiros que vivem as margens das anacrônicas entidades estudantis do país. O movimento estudantil deve ter a coerência das mudanças que pretende ser, portanto é importante que a JPS defenda junto a sociedade eleições diretas e democráticas para UNE e UBES, bem como suas uniões estaduais, com a participação dos estudantes de forma livre e democrática, acabando com a obscura representação através de delegados, e conquistando independência em relação aos Governos.


Pensar, formular, agir e construir

A Juventude Partidária como instância participativa da mobilização política precisa ser repaginada. Precisa por que, está mais do que claro que, se antes sua influência se dava essencialmente sobre os movimentos sociais – mais especificamente, no estudantil –, hoje com a horizontalização da informação permitida, sobretudo pela internet, esta se dá diretamente sobre o indivíduo, sem necessariamente estar vinculado a um ou outro movimento.

A Juventude Partidária é uma instância que, ao comunicar-se diretamente com seus potenciais filiados, perceberá os resultados sociais de suas articulações muito mais imediatamente do que através de suas influências nos demais movimentos sociais. Neste sentido, além de permitir a sobrevivência e independência de movimentos essencialmente representativos, como é o caso do estudantil, estaremos elevando nosso respaldo junto à sociedade.

Caracterizando esta nova Juventude, Criando uma Marca Nacional

1. Identificação.
Que tipo de Juventude Partidária somos? Devemos nos certificar de que de que todos os atuais integrantes compreendem o sentido de estarem ali e, principalmente, não a entendam como uma porta de entrada ao mundo do Poder, e sim como o instrumento de acesso ao Poder para a benéfica transformação social.

2. Divulgação.
Devemos dizer à sociedade que existimos. Promover, tal qual um produto. Usar exaustivamente as mídias sociais, manter e atualizar um website e ser capaz de gerar mobilizações sociais e virtuais - tal qual os fenômenos virais que surgem e se disseminam nas redes sociais brasileiras e mundiais-, promover fóruns, eventos, publicações, artigos em veículos de comunicação.
Devemos ainda descobrir as ferramentas de comunicação de massa de impacto local, como rádios e TVs comunitárias que trabalham a comunicação para a cidadania.

3. Estabelecer metas.

Quantos participam hoje? Quantos podem participar? O que se deve fazer para “chegar lá”? Aonde  queremos chegar? Devemos Transformar os objetivos do órgão de cooperação em atitudes concretas, cronograma e acompanhamento do desempenho.
Neste sentido, a JPS deve encarar o desafio de instituir e executar o projeto “Juventude + 10”, trabalhando de modo estratégico a construção de uma juventude de massas, com cadastro atualizado e que funcione de modo articulado, permitindo concreta ação com fortíssimo impacto político - social.
 É sabido que o PPS está presente em pelo menos 1390 municípios brasileiros, e tendo em vista que um diretório da JPS precisa da presença mínima de 11 integrantes entre executiva e suplente, é preciso lutar junto ao diretório nacional para que todos os Diretórios Municipais do Partido tenham sua organização de JPS, o que causaria um efeito imediato na composição da JPS Nacional com a filiação e organização de 15.300 jovens.
Dentro de calendário aprovado em planejamento próprio da JPS, e após a concretização desta primeira etapa, a Juventude deverá topar um segundo e mais ousado desafio, de que cada membro da Juventude filie mais 10 jovens, provocando a construção da maior Juventude Organizada do Brasil, com cerca de 153.000 Jovens cadastrados.
É dessa forma que poderemos fazer da JPS a Juventude das idéias e da militância aguerrida que tem sido, somada à Juventude das Massas, capaz de contribuir significativamente com o partido, dentro e fora do processo eleitoral, trabalhando em parceria com o mesmo, afim de que construamos uma alternativa para o Brasil conforme nossa proposta na Rede23.



4. Desenvolvimento.
Um bom planejamento sem execução é apenas um lindo pedaço de papel. Devemos atribuir e distribuir as responsabilidades entre os participantes. Devemos cobrar e estabelecer prioridades, manter o foco e manter a comunicação ágil e eficiente, para que os objetivos sejam alcançados em sua totalidade, e as metas superadas.

5. Comunicação.
Fazer  com que todos os acontecimentos cheguem ao mais remoto dos participantes ou potenciais participantes.

E o Partido? Este tem a grande responsabilidade na execução de um novo projeto para a Juventude, de dar condições e instrumentalidade, dar o respaldo necessário, possibilitando que a mesma seja de fato e verdadeiramente um órgão de cooperação, articulando, complementando e atuando para que efetivamente tenhamos o resultado esperado.
  
Pugna-se na Juventude Popular Socialista, uma nova relação entre Partido e sua Juventude, um ato grandioso dos jovens socialistas e que merece uma profunda reflexão e incentivos.

Por isso defendemos

- Que o Partido, em todas as suas instâncias, estabeleça condições para  que sejam desenvolvidos os trabalhos da JPS, estimulando também que as bancadas parlamentares e detentores de mandatos nos executivos  se conscientizem de que é preciso ceder espaços e estruturas em seus gabinetes, para que a JPS tenha  condições necessárias na  consolidação das ações políticas e operacionais, como forma de renovar os quadros e dinamizar a política nacional da juventude;

- Que tenham nas estruturas partidárias, municipal e estadual uma secretaria para assuntos de juventude, com o objetivo de desenvolver a militância jovem do PPS, assim como oxigenar as relações partido/sociedade.

- Que seja criada a Página da Transparência, no Portal Nacional do PPS, para que possamos acompanhar os recursos e a maneira com que  eles são gastos, dentre outros. E garantia de recursos, em cima de um planejamento de trabalho aprovado na Executiva Nacional do PPS, e reavaliado trimestralmente;

- Que o PPS crie a Secretaria Nacional da Juventude, no âmbito de sua Direção Executiva, pois a  JPS deve ter outro tipo de vocação, o  da atuação legislativa e articulação estratégica dentro das políticas públicas nacionais, em sintonia com os estados;

- Resolução Partidária indicando que haja dentro do gabinete de lideranças da bancada do PPS no congresso nacional um espaço para que alguém de indicação da direção executiva da JPS possa articular as políticas publicas de juventude e as propostas do órgão de cooperação junto aos nossos deputados.

- Resolução Partidária indicando que aonde houver gabinete de lideranças nas assembléias estaduais este tenha em sua composição um espaço para que alguém de indicação da direção executiva estadual da JPS possa articular as políticas publicas de juventude e as propostas do órgão de cooperação junto aos nossos deputados, além de articular a juventude em nível de estado.
  
- A realização do I Fórum Permanente da Juventude do PPS, colegiado, composto pela Coordenação Executiva, Estados e o Secretário de Mobilização para a Juventude, da Direção Nacional do PPS. Dentre outras atribuições, o Fórum vai sistematizar os documentos do Congresso e estabelecer diretrizes das quais a Coordenação Executiva deve seguir;

- Que a JPS, com apoio do PPS, reúna-se periodicamente com a Bancada Legislativa, e encaminhe, ou discuta matérias legislativas de interesse da juventude;

- Que a JPS, com apoio do PPS, estabeleça espaços na propaganda de Rádio e TV a lideranças locais e regionais jovens, como forma de potencializar a renovação nas próximas eleições municipais. Os coordenadores que não serão candidatos ficarão impedidos de ocupar este espaço que deve ser destinado aos jovens pré-candidatos;

- Que somente após participarem do curso de formação e organização da JPS, os jovens  líderes pré-candidatos poderão ser incluídos na lista de candidaturas e dos espaços destinados a JPS com vistas  as eleições de 2012;

- Que após as eleições, com apoio do Partido, a JPS promova o I Encontro dos Jovens Vereadores Eleitos, formulando um plano comum a ser aplicado como Plano Municipal para a Juventude. Que não sejam estruturas burocráticas e sim plataformas de política públicas que fomentem ainda a organização da juventude municipal, com utilização racional de recursos;

- Criação da Universidade de Formação, Preparação Política e Organização Partidária Presidente Itamar Franco;


É grande o desafio proposto, e somente os ousados serão capazes de lutar pela construção da Juventude Popular Socialista como “Uma só Juventude, Em uma só Linguagem”, pronta para exercer a transformação que queremos de nosso Partido, País e Sociedade.

"A mudança é a lei da vida. E aqueles que apenas olham para o passado ou para o presente irão com certeza perder o futuro." (John Lennon)


VIII Congresso Nacional da Juventude Popular Socialista
São Paulo, 09 de Dezembro de 2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário